top of page

Gabriel Lusquiños irá representar a Suíça no FIA Motorsport Games



Considerado a “olimpíada do esporte a motor”, o FIA Motorsport Games terá um brasileiro defendendo a Suíça. O piloto do TCR South America Gabriel Lusquiños, de 28 anos, representará o país europeu no evento que será realizado de 26 a 30 de outubro no Circuito Paul Ricard, em Marselha, na França.


Lusquiños irá competir na categoria Turismo e chegará à competição embalado por um segundo lugar na última etapa do TCR, onde defende a Cobra Racing Team e vem realizando a primeira temporada internacional da carreira. A oportunidade de correr no FIA Motorsport Games marcará o debut em corridas em solo europeu.


Nascido no Rio de Janeiro, Lusquiños é neto de avô suíço, nascido em Bremgarten, e a exemplo da mãe, possui dupla nacionalidade suíço-brasileira. A ligação com o país é mantida até hoje de várias maneiras. "A cultura suíça está enraizada na minha vida desde que nasci. Além da questão familiar, minha primeira viagem foi para a Suíça, estudei até os dez anos na Escola Suíço-Brasileira no Rio, depois estudei até me formar na Escola Suíço-Brasileira de São Paulo... Sempre viajo para a Suíça por conta da família, tenho vários familiares lá, e falo alemão e francês desde pequeno, línguas que aprendi na escola. Então é um país que faz parte da minha vida, e tenho orgulho da minha nacionalidade", comenta.


Gabriel Lusquiños iniciou a trajetória no automobilismo no kart indoor, aos 10 anos. Hoje com 55 pódios na carreira, ele garante que a evolução como piloto também pode ser explicada pelas características herdadas do país onde nasceu o avô. "O suíço é um povo muito disciplinado, focado. Isso é muito aderente à minha personalidade na pista. Por isso, casa bastante com meu estilo representar a Suíça. Quero agora fazer jus a esta chance, será a maior oportunidade da minha vida até hoje", afirma.


A equipe de Gabriel Lusquiños no FIA Motorsport Games será a Volcano Motorsport, da Espanha, coincidentemente, país onde nasceu o pai do piloto. A “olimpíada do esporte a motor” terá a presença de cerca de 1000 atletas divididos em 17 categorias. Noventa países serão representados no evento.


Fotos: Hernán Capa

bottom of page